duminică, 24 septembrie 2017

BIENAL DE ARTE DIGITAL 2018, Rio de Janeiro - Brasil




Última Semana! Ainda dá tempo de se inscrever!
Primeiro antes de tudo: Já viu o nosso vídeo?! https://vimeo.com/festivalfad/convocatoriabienal2018
O QUE PROCURAMOS ?
Os trabalhos inscritos devem refletir e trazer para debate a experimentação de novas linguagens com o uso de novas ferramentas e tecnologias. Podem se inscrever profissionais e estudantes de qualquer idade e de diversas áreas, intelectuais brasileiros e internacionais, artistas, criadores, produtores ou coletivos artísticos.
OS INTERESSADOS TEM UMA SEMANA PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO NO SITE DO FESTIVAL ARTE DIGITAL. BIENAL TERÁ EDIÇÕES NO RIO DE JANEIRO E EM BELO HORIZONTE
Serão selecionados trabalhos culturais e artísticos que contemplem o tema “Linguagens híbridas”. Os escolhidos irão integrar a programação da Bienal nas cidades do Rio de Janeiro, entre 5 de fevereiro e 18 de março, no Oi Futuro Flamengo, e Belo Horizonte, de 26 de março a 29 de abril, no Conjunto Moderno Da Pampulha - Museu de Arte da Pampulha (MAP), Casa do Baile e Casa Kubitschek; na Casa Fiat de Cultura e no espaço de Invação Atmosphera.
O objetivo do processo seletivo é democratizar e ampliar o acesso à produção digital e à difusão da cultura digital, além de estabelecer relações com novos produtores e artistas nacionais e internacionais. São aceitos trabalhos de cunho artístico e cultural, para uso em exposições e performances – shows, apresentações, intervenções e outros; e de pesquisa, inovação e desenvolvimento, para uso em simpósios, palestras, painéis e oficinas   

SOBRE O TEMA
As configurações atuais da Arte Tecnológica têm se fundido com a vida contemporânea, num processo viral de trocas incessantes entre o mundo real e o simulado. Criam-se trabalhos híbridos, nos quais o digital e o analógico, o natural e o artificial, o real e o virtual, se atravessam. A tecnologia passou a ser vista como um fator constitutivo da vida humana e com a biotecnologia, a própria vida. As pesquisas científicas são reapropriadas e se transformam em linguagens artísticas, através do uso da interatividade, virtualidade, sistemas híbridos e imersão.
Nesta edição especial do FAD, denominada Bienal de Arte Digital, o objetivo será exibir trabalhos e conceitos através dos quais as transformações, ao longo do tempo, dos processos digitais na vida, na criatividade e na sociedade através da arte e da comunicação, criam experiências por meio das hibridações imersivas aos visitantes.

SOBRE O FAD
O Festival de Arte Digital (FAD) é um projeto sobre a exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação. Um dos eixos do projeto é a exibição de instalações de performances e apresentações diversas privilegiando a arte digital (produzida por máquinas, softwares e programação). A formação de jovens criadores é outro objetivo do FAD, com o trabalho de mediação, oficinas do programa educativo nas exposições, além de palestras ministradas por artistas, profissionais de mercado acadêmicos e demais envolvidos nos campos de ciência e tecnologia sendo com nomes regionais, nacionais e internacionais.
Desde 2007, o Festival de Arte Digital espalhou os temas da Arte através de Novas Tecnologias em quatro pilares de ação em Belo Horizonte e Rio de Janeiro/ Brasil. Oficinas, palestras, apresentações e exposições de arte. Neste período foram cerca de 20 mil pessoas, e intercâmbio com muitos profissionais pelo mundo, publicações, pesquisas e prêmios nacionais.
A primeira Bienal de Arte Digital do FAD é uma ótima oportunidade para todos os profissionais, artistas e pensadores que atuam com tecnologia. O objetivo será exibir trabalhos e conceitos nos quais as transformações ao longo do tempo dos processos digitais na vida, na criatividade e na sociedade através da arte e da comunicação, criem experiências por meio das hibridações.

Informações completas: http://bit.ly/FAD2018

Boa sorte!

joi, 21 septembrie 2017

miercuri, 20 septembrie 2017

"ARTA la intrare", un periplu bucureștean cu desfășurare între 19 septembrie și 19 octombrie 2017


Proiectul expozițional "ARTA la intrare", prima manifestare de intervenție urbană de acest gen și amploare, care reunește 23 de amplasamente și arta a 23 de artiști și arhitecți români și străini, este un periplu bucureștean de artă coordonat de Anca BOERIU.

Deschiderea oficială a avut loc la Galeria Galateca, pe 19 septembrie 2017, într-un cadru festiv, prin expunerea unor imagini ce incită la o călătorie de cunoaștere a artei, care coboară de pe soclul său în spații spații publice dar și în spații hibride, respectiv intrări ale unor clădiri sau monumente din București.

Institutul Cultural Român, Centrul de creație, Artă și Tradiție (CREART), Grădinița Icoanei, Ceainăria Bernschutz-Lahovari, Teatrul Nottara, Centrul Național al Dansului,  Muzeul Național al Literaturii, Universitatea Națională de artă, Facultatea de Artă Decorativă și Design, sunt numai câteva dintre locațiile unde pot fi găsite lucrările, din cele mai diferite genuri: instalație, obiect, video, pictură și tehnică mixtă, desen cusut pe hârtie, print, fotografie, gravură etc.

Manifestarea are ca punct fix, central, o expoziție inovatoare, de prezentare a proiectului B-OSA, Playng B-OSA în cadrul galeriei Galateca.


Prezentarea artiștilor și harta locațiilore pot fi găsite pe site-ul artalaintrare.ro

Irina IOSIP (text și credit foto)